Transformando Lixo em Tesouro – Simplificando a Gestão de Resíduos para uma Economia Circular

Um centro central para gerenciamento de resíduos – tornando mais fácil para as empresas permanecerem sustentáveis ​​e em conformidade.

• Estudo de caso
Navegar no labirinto de regulamentações sobre resíduos não é uma tarefa fácil, especialmente quando cada local de negócios tem sua própria abordagem para lidar com o lixo. É aí que Martin Brower pode ajudar. Estabelecemos parcerias com empresas de todo o mundo para transformar os seus desafios de resíduos em soluções sustentáveis, tornando mais simples a gestão de resíduos e o cumprimento dos requisitos regulamentares.

Chamadas:

• Todos os anos, mantivemos mais de 74 milhões de kg de resíduos dos nossos clientes fora dos aterros.

• Só em 2022, reciclámos uma quantidade de cartão equivalente a um milhão de árvores.

• O óleo de cozinha usado que coletamos em restaurantes em países selecionados não é apenas desperdício; ele alimenta nossos veículos de frota.

• A man stands next to a forklift

Tomemos, por exemplo, uma cadeia global de fast-food. Eles assistiram a uma explosão de regulamentação relativa aos seus fluxos de resíduos. Os regulamentos são bastante complexos. Em alguns países, é um imposto fixo baseado no peso. Em outros, cada cidade determina suas próprias regras e penalidades para o envio de resíduos para aterros. O principal desafio não era apenas a logística de lidar com papelão e restos de alimentos – era encontrar uma solução abrangente que gerenciasse os extensos dados e relatórios, determinasse os fluxos de resíduos prioritários e apoiasse internamente a gestão de mudanças para realizar o trabalho.

Martin Brower apoiou nosso cliente como consultor estratégico, considerando como causar o melhor impacto no planeta e avançar em direção a uma economia circular, ao mesmo tempo em que gerenciava as realidades práticas do negócio.

• A man pushing a cart

Começamos esclarecendo o problema. Em cada mercado, eles enfrentavam um sistema de gestão de resíduos fragmentado em milhares de locais. Cada restaurante fazia malabarismos com as suas próprias práticas de desperdício, presos no emaranhado de regras locais e custos de desperdício mais elevados. O resultado? Era quase impossível para o escritório corporativo obter uma imagem clara da eficácia da gestão de resíduos, tornando muito mais difícil demonstrar conformidade regulatória, fundamentar metas de sustentabilidade ou gerenciar custos.

Como parceiro estratégico, criamos uma estratégia unificada de resíduos circulares para agilizar o processo e agregar valor. Agindo como um hub central - ou "torre de controle" - criamos ferramentas de dados analíticos preditivos para entender os fluxos de resíduos esperados e reais, lideramos a identificação de parceiros de resíduos, avaliamos como poderíamos maximizar o valor dos resíduos, gerenciamos a coordenação da coleta de resíduos com logística reversa e dados e relatórios sobre fluxos de resíduos gerenciados.

As nossas equipas orgulham-se de desviar os resíduos dos aterros e reaproveitá-los através da economia circular.

Diretor da Cadeia de Suprimentos

Nossa abordagem prática foi além da simples criação de uma estratégia. Investigamos as necessidades específicas de cada restaurante, as regulamentações locais e os desafios logísticos. Isto permitiu-nos oferecer soluções personalizadas que não só facilitaram a gestão de resíduos, mas também tiveram um impacto ambiental positivo, validado pela análise de dados.

A colaboração foi fundamental. Sempre mantivemos nossos clientes informados, moldando o plano juntos. Isto incluiu o desenvolvimento de acordos com fornecedores terceirizados para gestão e processamento de resíduos, treinamento de funcionários de restaurantes em novos protocolos e fornecimento de análises de dados transparentes para avaliação contínua de desempenho.

O resultado? Um sistema de gestão de resíduos simplificado e mais eficaz que também proporciona ganhos ambientais e financeiros.

• Man loading cardboard boxes
Os resultados:

Parceria com clientes em 9 países para desviar resíduos de aterros.
Atualmente coletamos 7 fluxos de resíduos por meio de logística reversa e gerenciamos mais por meio de parcerias com terceiros.

Junte-se a nós para transformar a gestão de resíduos de uma dor de cabeça em um ativo. Porque quando se trata de desperdício, sempre há espaço para melhorias.